O deputado federal Eros Biondini pode deixar o PROS e se filiar ao Partido Liberal (PL) para disputar a próxima eleição. A informação é do vice-presidente do PL em Minas, Lincoln Portela, também deputado federal.

“Tem o Eros Biondini que também está vindo”, disse o parlamentar à reportagem ao comentar a possível filiação do presidente Jair Bolsonaro e de parte de sua base aliada ao PL. 

Procurado pelo Aparte, Eros Biondini não respondeu nem atendeu à reportagem. Mas sua assessoria informou que “não tem nada definido sobre a permanência ou saída dele do PROS”. 

Já presidente da sigla em Minas Gerais, Evany Camelo da Rocha, se mostrou surpreso com a informação e disse não saber sobre a intenção do deputado de deixar o PROS – mantendo a posição do deputado. 

“Eu, como presidente estadual do partido, falo que até agora ele não se pronunciou, e a minha fala é a mesma que ele te deu”, disse. Ela afirmou ainda que está à disposição de Eros Biondini para que ele se mantenha no PROS para disputar a eleição de 2022.

Carreira

Eros Biondini se filiou ao PROS em 2016, partido do qual foi presidente e pelo qual se elegeu por dois mandatos como deputado federal. Antes disso, ele já havia sido filiado ao PTB e ao então PHS – que em 2019 foi incorporado ao Podemos.

Ele foi eleito pela primeira vez deputado estadual em 2006. Já em 2010 conseguiu vaga de deputado federal, sendo reeleito nos pleitos de 2014 e 2018.

Entre 2011 e 2015, o parlamentar se licenciou da Câmara dos Deputados por duas vezes para assumir o cargo de secretário de Esportes e da Juventude de Minas Gerais durante o governo de Antonio Anastasia (PSD) e depois na gestão de Alberto Pinto Coelho – que assumiu quando Anastasia se elegeu senador.

O PL em Minas Gerais tem a expectativa de dobrar o tamanho das bancadas a depender do número de deputados aliados do presidente Jair Bolsonaro que o acompanharem na nova sigla. O acerto está em negociação. 

Atualizada no dia 25/11/2022, às 10h33, com a correção de uma informação sobre a cláusula de barreira