Arranjos

Juiz de Fora: Possível candidatura de Noraldino pode levar disputa para 2º turno

A confirmação de Noraldino como candidato pode complicar os planos nacionais do PT, colocando Lula e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, novamente em campos opostos

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 28 de janeiro de 2024 | 11:16
 
 
 
normal

A disputa pela Prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, nas eleições deste ano, promete ganhar um novo nome: o deputado estadual e presidente do PSB  de Minas Gerais, Noraldino Júnior. Sua possível candidatura à chefia do Executivo municipal pode embaralhar ainda mais a corrida eleitoral na cidade, aumentando as chances de um segundo turno. 

Defensor da causa animal, o parlamentar foi reeleito em 2022 para o seu terceiro mandato na Assembleia de Minas com 104.552 votos, onde é presidente da Comissão de Proteção dos Animais. Procurado para comentar sobre o assunto, o Aparte não conseguiu contato com o político. Contudo, pessoas próximas a ele têm dito que o deputado tem analisado a possibilidade, uma vez que conta com o apoio do diretório nacional do PSB. 

Nesse momento de indefinição, os nomes ventilados para disputar o posto até agora são: da atual prefeita, Margarida Salomão (PT); o deputado federal Charlles Evangelista (PL); a deputada federal Ione Barbosa (Avante); o ex-deputado estadual Isauro Calais (PSC); o ex-secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral (Novo); e o ex-deputado federal Júlio Delgado, com partido a definir - conversas indicam pelo União Brasil. 

Confirmação por Noraldino pode complicar planos do PT

A confirmação de Noraldino como candidato pode complicar os planos nacionais do PT, colocando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), novamente em campos opostos, da mesma forma que ocorre atualmente em São Paulo. Enquanto Lula apoia o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), Alckmin lançou a deputada federal Tabata Amaral (PSB) como candidata ao pleito.

Para o Partido dos Trabalhadores, a situação se torna especialmente delicada com essa possível divisão, uma vez que Juiz de Fora representa a segunda maior cidade do país sob comando do partido, ficando atrás apenas de Contagem, município da região metropolitana de Belo Horizonte, liderado por Marília Campos. O foco da sigla este ano é, antes de angariar outras, manter as cidades que possui sob sua gestão.

PSB quer aumentar representação em outras partes do Estado 

Além de Juiz de Fora, Noraldino também tem chefiado uma ofensiva pelo Estado para aumentar a representatividade da legenda nas eleições de 2024 e, posteriormente, nas de 2026. Atualmente, o diretório da agremiação em Minas não tem representantes em Brasília nem vereadores na capital mineira, somente dois deputados estaduais: Noraldino e Neilando Pimenta.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!