Eleições 2020

PSB deve disputar a Prefeitura de BH com o deputado federal Júlio Delgado

Estratégia é reconstruir a imagem do partido após o desgaste causado pelo acordo nacional feito com o PT no ano passado

Por Sávio Gabriel
Publicado em 02 de setembro de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

O PSB em Minas definiu o nome do deputado federal Júlio Delgado como possível candidato à Prefeitura de Belo Horizonte no ano que vem. Em um encontro realizado no dia 24 de agosto, na cidade de Varginha, Sul de Minas, as principais lideranças da sigla, incluindo o presidente nacional, Carlos Siqueira, defenderam publicamente o nome de Delgado à disputa pela capital mineira. 

A estratégia é reconstruir a imagem do partido após o desgaste causado pelo acordo nacional feito entre PT e PSB nas eleições do ano passado, que rifou a candidatura do ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB) ao governo de Minas em prol do apoio dos socialistas à candidatura do ex-governador Fernando Pimentel (PT).

Além de Carlos Siqueira, estiveram presentes no evento lideranças como João Capiberibe, ex-governador do Amapá e vice-presidente de Modernização Partidária do PSB, o presidente estadual do partido, René Vilela, e o dirigente municipal em Varginha, Armando Fortunato. “Meu nome foi colocado pelos movimentos sociais lá presentes. Havia representantes do Sul de Minas e também da região metropolitana. Teve um apelo do presidente Carlos Siqueira”, disse Júlio Delgado, que, no entanto, declarou estar “maturando a ideia”.

“Estamos maturando isso e analisando a hipótese de aceitar esse desafio, que é grande em função do momento em que se encontra a capital, a avaliação do prefeito Alexandre Kalil”, disse o socialista. 

No entanto, o discurso adotado por Júlio Delgado já é de pré-candidato e deve dar o tom da campanha socialista em 2020. Ele lembrou que o PSB esteve presente na vida política da capital mineira: “Nós sempre disputamos eleições e tivemos gestões que mudaram o modelo de resgate das políticas sociais da capital, voltada à população mais necessitada e que precisa de política pública”.

O deputado federal afirmou estar dialogando com a base do partido e com movimentos sociais. Inclusive, ele já está recebendo apoio de vereadores filiados a partidos que não vão disputar a PBH no ano que vem. 

Com domicílio eleitoral em Juiz de Fora, na Zona da Mata, o socialista já avalia a possibilidade de mudar o título de eleitor para a capital mineira. “Tem três anos que estou na capital, tenho residência. Minha vida é na capital, meu filho estuda aqui. A gente já tem relacionamento suficiente (com Belo Horizonte) para fazer essa transferência”, explica.

“O pedido da direção nacional foi no sentido de que o deputado colocasse o nome à serviço do partido para conduzir a sigla em BH”, disse René Vilela, destacando que o deputado tem credibilidade e é respeitado pela atuação no Congresso Nacional. Apesar de o PSB nacional defender candidatura própria em BH, Vilela preferiu não bater o martelo: “É uma diretriz, mas, se realmente vamos lançar (candidatura), vamos dialogar, para que no mais tardar em fevereiro tenhamos condição de decidir”.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!