Brasília

Apoiadores de Bolsonaro se vestem de lagosta para atacar o STF

Na capital federal, ministros do Supremo são alvo dos manifestantes

Por Estadão Conteúdo
Publicado em 26 de maio de 2019 | 11:20
 
 
 
normal

Manifestantes se reuniram, em Brasília, em frente ao Congresso Nacional e, de lá, seguiram em direção à praça dos Três Poderes, em ato de apoio às pautas do governo Bolsonaro. Os manifestantes estão acompanhados de trios elétricos, identificados pelos movimentos Limpa Brasil e Direita Brasil. Também há pessoas concentradas em frente ao Parlamento.

Entre os apoiadores, em grande parte vestidos com roupas em cores verde e amarelo, pessoas carregam bandeiras do Brasil e também estampadas com o rosto do presidente Jair Bolsonaro. Faixas pedem aprovação de pautas do Executivo pelo Congresso, como a reforma da Previdência e do projeto anticrime e anticorrupção do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. 

De cima do trio identificado pelo Movimento Limpa Brasil, um homem no microfone defende ainda a instauração da CPI da Lava Toga, comissão parlamentar de inquérito para investigar o "ativismo judicial" em tribunais superiores. 

Há pouco, de cima de um dos trios, uma mulher pediu para que pessoas se voluntariassem a vestir uma roupa de "lagosta do STF". O Supremo Tribunal Federal foi alvo de polêmica recente em função de um edital que prevê refeições com lagosta e vinhos com premiação internacional. 

Cardápio caro

Manifestantes em Brasília se vestem de lagosta para criticar o Supremo Tribunal Federal. 

Entenda: Em abril, o STF divulgou informações sobre um pregão eletrônico para “serviços de fornecimento de refeições institucionais”, com gasto estimado de R$ 1,134 milhão. O serviço se refere à contratação de um fornecedor para as refeições servidas pela Corte. 

O menu incluía desde a oferta café da manhã, passando pelo “brunch”, almoço, jantar e coquetel. Na lista, estão produtos para pratos como bobó de camarão, camarão à baiana e “medalhões de lagosta com molho de manteiga queimada”.

Exige ainda que sejam colocados à mesa bacalhau à Gomes de Sá, frigideira de siri, moqueca (capixaba e baiana), arroz de pato. Tem ainda vitela assada; codornas assadas; carré de cordeiro, medalhões de filé e “tournedos de filé”, com molho de mostarda, pimenta, castanha de caju com gengibre. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!