DataTempo/CP2

Aprovação do governo alcança 57,6%

Pesquisa mostra que Romeu Zema (Novo) é bem visto pela maioria dos entrevistados, que o consideram honesto, verdadeiro e bom administrador. A avaliação positiva do chefe do Executivo também é maior em comparação com Anastasia e Pimentel

Por Humberto Santos
Publicado em 16 de dezembro de 2019 | 02:55
 
 
 
normal

A possibilidade de o governador Romeu Zema (Novo) pagar em dia o salário do funcionalismo estadual é o principal motivo para a sua boa avaliação ao fim do primeiro ano de mandato. Pesquisa DataTempo/CP2 aponta que 57,6% das pessoas ouvidas aprovam a gestão. De acordo com o levantamento, 24,2% dos entrevistados desaprovam o governo, e outros 18,2% não souberam ou não responderam. 

Os entrevistados que aprovam o governo Zema foram questionados sobre as razões que os fizeram avaliar a gestão dessa maneira. Para 48,2%, o motivo é a forma de administrar e, em segundo lugar, com 14,3%, os atributos de personalidade do governador. No quesito administração, 23,7% apontaram o pagamento do funcionalismo em dia como determinante para essa opinião. Outros 20,2% destacaram a promoção do equilíbrio fiscal. As duas respostas somadas alcançam 43,9%, o que aponta, mais uma vez, para a preocupação do mineiro com a necessidade de o governo colocar as contas em dia.

Já no quesito atributos de personalidade do governador, a pesquisa mostra que Romeu Zema é bem visto pela população – 25,7% apontaram que o governador é honesto/verdadeiro, e 22,5%, bom administrador.

Por outro lado, entre os que desaprovam o governo, 35% indicaram a maneira de administrar como o motivo para reprovar a gestão. Nesse item, 32,1% opinaram que o governador não fez nada, 13,6% destacaram a administração ruim, e outros 10,9% citaram o pagamento dos salários com atraso. Entre os 22,1% que elencaram os atributos de personalidade como motivo para a desaprovação, quase metade (45,7%) disse que Zema não cumpre promessas. 

O levantamento também pediu aos entrevistados que comparassem o primeiro ano de governo de Zema com as duas gestões anteriores, respectivamente, a do tucano Antonio Anastasia (2011-2014) e a do petista Fernando Pimentel (2015-2018). Na opinião das pessoas que responderam ao levantamento, a administração de Zema é melhor do que as duas – o índice do atual governo até mesmo supera a soma dos números dos ex-governadores. Para 41,4% dos ouvidos, a gestão de Zema é melhor do que a de Anastasia (23,6%) e a de Pimentel (10,8%). 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!