A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã desta quinta-feira (27), Mateus Von Rondon, assessor especial do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL), em operação que investiga um suposto esquema de candidaturas-laranja pelo partido nas eleições do ano passado em Minas Gerais. Marcelo Álvaro Antônio era presidente da legenda no Estado à época. A prisão ocorreu em Brasília.

Em Ipatinga, no Leste de Minas, a Polícia Federal também prendeu Roberto Silva Soares. Robertinho, como é conhecido, atuava como coordenador da campanha eleitoral de Marcelo Álvaro Antônio a deputado federal.

A operação foi batizada de Sufrágio Ostentação. As candidaturas-laranja teriam sido de mulheres. O objetivo, ainda segundo as investigações, seria o de acessar fundos eleitorais e utilizar os recursos para pagamento de despesas de outras candidaturas.

Em nota, o Ministério do Turismo informou que "não há qualquer relação entre a investigação da Polícia Federal e as funções desempenhadas pelo assessor especial Mateus Von Rondon no Ministério do Turismo. O órgão aguarda mais informações para se pronunciar sobre o caso".