O presidente Jair Bolsonaro anunciou, na tarde desta terça-feira (12), que irá deixar o PSL. Ele revelou que pretende criar um novo partido, chamado Aliança pelo Brasil. O filho dele, o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), também sairá do partido e irá acompanhar o pai na nova sigla.

A expectativa é que a primeira convenção da sigla seja feita no próximo dia 21 de novembro. Para que o partido seja regularizado, é necessário que sejam colhidas 500 mil assinaturas, mínimo exigido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para criação do novo partido. O objetico é que os integrantes possam participar das eleições municipais de 2020.

A saída de Bolsonaro do PSL ficou mais provável após uma briga interna dentro do partido ser externada ao público no início de outubro.