Pandemia

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscara em presídios

Presidente também derrubou regra para afixação de cartazes em estabelecimentos comerciais

Por Da Redação
Publicado em 06 de julho de 2020 | 10:01
 
 
 
normal

O presidente Jair Bolsonaro vetou nesta segunda-feira (6) mais dois trechos da lei nacional que torna o uso de máscaras de proteção facial obrigatório. Após rejeitar a determinação de uso de máscaras em comércios, escolas e igrejas, na última semana, agora o presidente vetou o trecho que obrigava o uso do equipamento em presídios. Além disso, Bolsonaro também barrou a exigência de cartazes informativos sobre o uso das máscaras de proteção em órgãos, entidades e estabelecimentos comerciais.

A lei aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente determina que é obrigatório o uso de máscaras em espaços públicos, como ruas e praças, transporte público, incluindo táxis e veículos de aplicativo e locais privados acessíoveis ao público.

Porém, com os vetos de Bolsonaro, foi retirada do texto a aprte que obrigava a população a manter boca e nariz cobertos por máscaras em estabelecimentos comerciais, indústrias, temploes religiosos, escolas e demais locais fechados.

Também foi retirado pelo presidente o trecho que obrigava Estados, municípios e o Distrito Federal a estabelecer multas e a restringir a entrada ou retirar de suas instalações quem não estivesse usando máscaras.
Por fim, também foi vetada a previsão de multas a estabelecimentos em funcionamento durante a pandemia que deixassem de fornecer gratuitamente máscaras a funcionários e colaboradores, e álcool em gel em locais próximo a entradas, elevadores e escadas rolantes.

Apesar dos vetos do presidente, legislaçõe locais, em Estados e municípios, podem determinar o uso obrigatório de máscara em seus territórios e outras medidas de combate à pandemia.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!