Aparte

Braço direito de Pimentel é figura carimbada na Cidade Administrativa

Ex-secretário de Transportes e Obras Públicas trabalhou também na gestão do petista na PBH

Por O TEMPO
Publicado em 16 de março de 2023 | 18:38
 
 
 
normal

Um dos braços direitos do ex-governador Fernando Pimentel (PT), atualmente trabalha no governo de Romeu Zema (Novo). Esse é o caso do ex-secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas do petista, Murilo Valadares. Engenheiro de formação, Valadares é servidor de carreira da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab-MG).

O ex-secretário também comandou o mesmo cargo na gestão municipal quando Pimentel foi prefeito de BH em 2005. Ele foi um dos responsáveis pela elaboração das primeiras intervenções do programa Vila Viva, no Aglomerado da Serra. O projeto promoveu obras de saneamento, construção de unidades habitacionais, além de reestruturação do sistema viário e urbanização de becos com a implantação de parques e equipamentos para a prática de esportes e lazer.

Murilo Valadares também trabalhou na gestão de Marcio Lacerda como secretário municipal de Políticas Urbanas entre 2010 a 2012. Na época ele iniciou as obras viárias em preparação para a Copa do Mundo na capital.

Em nota, o governo de Minas informou que o ex-secretário é funcionário de carreira e atua como engenheiro sênior, "condição que lhe confere estabilidade". 

Zema x Pimentel

Durante a campanha eleitoral, o atual governador do Estado Romeu Zema (Novo) criticava constantemente a gestão de Pimentel enquanto governador. Na época, Zema precisou postar, inclusive, em suas redes sociais um direito de resposta ao petista, que questionou uma postagem no Instagram de Zema que sugeria que ele acabou com 50 mil cargos que Pimentel mantinha no Governo do Estado. Após o direito de resposta, o governador fez 81 postagens para esconder a publicação.

O episódio mais recente entre os dois aconteceu no último mês, quando Pimentel aproveitou a gafe cometida por Zema e publicou uma foto com um livro da escritora mineira Adélia Prado. Em uma entrevista a uma rádio de Divinópolis, o governador questionou se a escritora, uma das principais poetisas brasileiras, trabalhava no local.

“Durante entrevista para uma rádio em Divinópolis, o empresário que nas horas vagas diz governar Minas Gerais, demonstrou toda a sua capacidade, conhecimento e atenção que sempre dispensou sobre as coisas de Minas”, alfinetou Pimentel. “Aliás, a obra de Adélia Prado foi reconhecida pelo Prêmio de Literatura do Governo de Minas, durante nossa gestão, em 2017. A propósito, entre tantos livros dessa imensa escritora, tenho e recomendo Poesia Reunida. Fica a dica”, continuou o petista.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!