‘NEM ESPARTA’

Com publicação divertida, Alckmin comemora resultado das exportações em 2023

Vice-presidente destacou que saldo da balança comercial no ano passado foi o maior já registrado na série histórica

Por O TEMPO
Publicado em 05 de janeiro de 2024 | 16:39
 
 
 
normal

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) comemorou o saldo da balança comercial em 2023 com uma publicação divertida no “X”, antigo Twitter. “Nem os 300 de Esparta foram páreo para os 339 do Brasil: em 2023, o Brasil exportou US$ 339,7 bilhões, 1,7% a mais em relação a 2022, o maior valor da série histórica”, afirma a publicação.

A mensagem é seguida de uma montagem dele como se estivesse em uma das cenas mais marcantes do filme “300”, quando os espartanos vão para a batalha.

“Em termos de volume, foram 803 milhões de toneladas embarcadas para o exterior, 8,7% a mais que em 2022. Em um mundo em que os preços das commodities caíram, o Brasil conseguiu exportar 10x mais que a média mundial, desafiando todas as projeções”, continua o texto.

A publicação acrescenta que o resultado foi “fruto de uma política comercial consistente do governo Lula, que privilegiou mercados tradicionais, como a China, para quem o Brasil exportou US$ 105 bilhões - outra quantia recorde de 2023 - bem como abriu novos, como Indonésia, México, Paraguai, Uruguai e Argélia”.

Por fim, o vice-presidente parabeniza “as 28,5 mil empresas brasileiras que exportaram em 2023 e contribuíram para que o Brasil atingisse esse recorde, gerando emprego e renda para os nossos cidadãos, pagando bons salários e empregando mão-de-obra qualificada”.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!