BRASÍLIA - O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) protocolou um ofício na Embaixada dos Estados Unidos pedindo a abertura de investigação e o cancelamento do visto do deputado André Janones (Avante-MG).

De acordo com Nikolas, a ação foi motivada por uma suposta insinuação de Janones de que o atentado contra o candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos Donald Trump, no último sábado (13), teria sido uma armação.

Ele diz que faz o pedido de forma respeitosa junto à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil "como forma de demonstrar que atitudes que incitam a violência ou que desrespeitam a integridade de qualquer pessoa não serão toleradas”.

O documento endereçado à embaixadora Elizabeth Bagley foi protocolado na segunda-feira (15). No atentado, Trump foi atingido por uma bala na orelha direita durante um comício eleitoral em Butler, no Estado da Pensilvânia.

Na publicação citada por Nikolas e publicada no X (antigo Twitter), Janones escreveu: “’Ah, acho que não foi armação porque mataram um inocente. Eles não iriam tão longe’. [O ex-presidente Jair] Bolsonaro matou mais de 700 mil na pandemia e não perde uma noite de sono por isso. Ou vocês já se esqueceram? Essa raça maldita é capaz de qualquer coisa pra ressuscitar o nazismo”. 
 
Nikolas classificou o post como um “episódio gravíssimo”, além de dizer que Janones “zombou publicamente de uma tentativa de assassinato” sofrida por Trump. “Ato que considero absolutamente inaceitável e contrário aos valores democráticos e de respeito que norteiam as relações entre nossas nações”, alegou no oficio. 
 
Ainda segundo ele, o comportamento é "profundamente desrespeitoso" não só à pessoa que sofreu o atentado, mas também à nação americana e aos princípios de democracia e direitos humanos que defendemos.

"Tal atitude não deve ser tolerada, pois enfraquece os laços de amizade e cooperação que tanto prezamos entre Brasil e Estados Unidos”, completou Nikolas, acrescentando que Janones teria praticado quebra de decoro parlamentar. 
 
A reportagem buscou um posicionamento oficial da Embaixada dos EUA no Brasil e de Janones. Por meio do X, o deputado federal do Avante fez uma publicação sobre o ofício de Nikolas. Ele publicou uma foto na academia e escreveu: “Vem cá tomar meu visto Chupetinha! To te esperando! [sic]”.