Misoginia

Bancada feminina propõe voto de repúdio a Ciro Gomes por falas contra senadora

O pedido de repúdio, que pode ser votado no plenário nesta terça-feira (9), condena o ex-ministro por chamar Janaína Farias de 'assessora para assuntos de cama'

Por Lucyenne Landim
Publicado em 09 de abril de 2024 | 09:27
 
 
 
normal

A bancada feminina no Senado, com nomes de diferentes campos políticos, protocolou, na segunda-feira (8), um requerimento que pede voto de repúdio ao ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) por "declarações preconceituosas, misóginas e agressivas" contra a senadora Janaína Farias (PT-CE). A expectativa é a de que o pedido seja votado no plenário do Senado nesta terça-feira (9).

Janaína tomou posse no Senado na última semana como segunda suplente de Camilo Santana, ministro da Educação do governo Lula. Ao comentar sobre a posse dela na vaga do Ceará, Ciro disparou: "Aí vai agora a assessora para assuntos de cama do Camilo Santana”.

"Ela só fez serviço particular do Camilo, e serviço particular, assim, é o harém, são os eunucos, são as meninas do entorno. Ela sempre foi encarregada desse serviço", completou Ciro em entrevista à rede ANC. A fala gerou uma série de reações de repúdio, e Janaína afirmou que irá à Justiça contra o ex-ministro.

O pedido de voto de repúdio cita que "no contexto de reiteradas lutas por equidade e respeito, as declarações proferidas pelo sr. Ciro Ferreira Gomes contra a senadora Janaína Farias, caracterizadas por uma linguagem machista, preconceituosa e violenta, representam um retrocesso inaceitável às conquistas sociais e políticas alcançadas pelas mulheres".

Além de ter agredido "fortemente" a senadora, Ciro "expôs uma visão de desrespeito e discriminação de gênero", segundo o documento. "Tal atitude viola os princípios de respeito e dignidade que deveriam nortear as relações humanas e profissionais, assim como constitui uma clara manifestação de violência política de gênero. Esses ataques são repugnantes e absolutamente inaceitáveis, refletindo uma postura pessoal de desvalorização das mulheres e uma resistência preocupante à participação feminina em espaços de poder e decisão", acrescentou.

O grupo de senadoras frisou que "manifestações como essa, possuindo forte natureza de misoginia e preconceito, não podem e não serão toleradas, pois atentam contra os avanços sociais pelos quais muitas lutaram e continuam a lutar incansavelmente".

"A representatividade feminina na política é uma conquista fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, sendo certo que ataques dessa natureza só servem para reforçar a necessidade de fortalecermos ainda mais nossa luta contra o machismo e a violência de gênero em todas as suas formas", escreveram as parlamentares.

Elas destacaram que "casos como este somente reforçam a importância de se trabalhar incansavelmente pela equidade de gênero e pelo respeito mútuo no âmbito político e em todos os setores da sociedade".

"As falas do sr. Ciro Gomes revelam falha em reconhecer o valor e a competência das mulheres em cargos de liderança. Nesse sentido, a bancada feminina do Senado Federal expressa sua solidariedade à senadora Janaína Farias e reitera seu compromisso inabalável com a defesa dos direitos das mulheres e a promoção de um ambiente político livre de discriminação e violência, onde o respeito pela dignidade de cada pessoa seja a regra, jamais a exceção", completou  grupo.

O requerimento foi assinado pela líder da bancada feminina do Senado, Daniella Ribeiro (PSD-PB), além da própria Janaína e das seguintes senadoras: Ana Paula Lobato (PSB-MA), Damares Alves (Republicanos-DF),  Eliziane Gama (PSD-MA),  Ivete da Silveira (MDB-SC), Jussara Lima (PSD-PI), Leila Barros (PDT-DF), Mara Gabrilli (PSD-SP), Margareth Buzetti (PSD-MT),  Dorinha Seabra (União Brasil-TO), Soraya Thronicke (Podemos-MS), Teresa Leitão (PT-PE), Tereza Cristina (PP-MS) e Zenaide Maia (PSD-RN).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!