EDUCAÇÃO

Comissão chama Milton Ribeiro a depor mesmo após ele falar aos deputados

Ministro da Educação deve ir mais uma vez à Câmara explicar crise no Inep e suspeitas sobre o Enem

Por Levy Guimarães
Publicado em 17 de novembro de 2021 | 17:22
 
 
 
normal

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou um convite para que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, explique a atual crise no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep), responsável por organizar o Enem. Ele também deve ser interpelado sobre acusações de interferência política na elaboração do exame.

A expectativa dos deputados é que ele compareça ao colegiado no dia 8 de dezembro. O ministro já teria confirmado a disponibilidade para falar aos parlamentares nesta data.

O requerimento foi aprovado ao mesmo tempo em que Milton Ribeiro prestava depoimento à Comissão de Educação, também da Câmara, que aprovaria uma convocação do ministro, mas ele decidiu comparecer voluntariamente.

Na audiência, o chefe da pasta negou que haja interferências do governo ou do MEC sobre o conteúdo das questões do Enem e que não teve acesso prévio às provas.

Sobre os recentes pedidos de exoneração de servidores do Inep, ele disse que o caso ocorreu devido a pedidos por gratificações. Na semana passada, 37 funcionários pediram demissão de seus cargos de comissão, sendo parte deles envolvidos diretamente na organização do Enem.

O presidente do Inep, Danilo Dupas, é outro que já teve que ir duas vezes ao Congresso dar explicações - uma na Câmara e outra no Senado, também nesta quarta-feira (17).

Além da crise no instituto, contribuiu para a aprovação dos requerimentos a fala do presidente Jair Bolsonaro, na última segunda-feira, de que o Enem “começa a ter a cara do governo”. A declaração incomodou deputados e senadores.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!