SENADO

CPI pede acesso ao processo do TCU sobre motociatas de Bolsonaro

Investigação apura possíveis gastos da União com os atos, além de suposta propaganda eleitoral antecipada e desrespeito às medidas sanitárias

Por Levy Guimarães
Publicado em 07 de outubro de 2021 | 19:07
 
 
 
normal

A CPI da Covid no Senado aprovou um requerimento que pede ao Tribunal de Contas da União (TCU) acesso à íntegra do processo que investiga as chamadas motociatas promovidas pelo presidente Jair Bolsonaro. Os atos, realizados ao longo dos últimos meses pelo país, reúnem apoiadores do governo federal e contam com a presença do próprio chefe do Executivo.

Autor do pedido, o senador Humberto Costa (PT-PE) menciona, no documento, que a investigação começou por requerimento da própria Comissão Parlamentar de Inquérito. Além de uma auditoria em possíveis gastos da União com os atos, o processo pode apurar suposta propaganda eleitoral antecipada e desrespeito às medidas sanitárias contra a covid-19, com o incentivo de Bolsonaro a aglomerações.

O processo estava na pauta do TCU na semana passada. Chegou a ser agendada uma sessão em que os ministros discutiriam se seria feita ou não uma auditoria nos gastos e financiamentos às maniestações de moto.

Mesmo com a investigação ainda em andamento, Humberto Costa justifica o pedido afirmando que a CPI da Covid está perto do fim e, por isso, “é fundamental que os membros tenham conhecimento das investigações realizadas até o momento”.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!