Congresso Nacional

Deputados aprovam acordos internacionais em votações simbólicas na Câmara

Acordos tratam sobre produções audiovisuais e cumprimento de sentenças dentro de países do Mercosul

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 09 de fevereiro de 2023 | 11:22
 
 
 
normal

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (9), projetos que ratificam dois acordos internacionais firmados anteriormente. As aprovações foram simbólicas, ou sejam, não precisavam ser registradas individualmente no sistema. Registraram presença na sessão 389 dos 513 deputados totais.

Um dos projetos tratava do acordo com a África do Sul sobre produções audiovisuais. O tratado pode contribuir para a internacionalização das indústrias audiovisuais dos dois países. O Brasil já firmou acordos do gênero com países europeus, com a Índia, a China e Israel.

A segunda proposta era sobre o texto do Protocolo sobre Transferência de Pessoas Sujeitas a Regimes Especiais, condenadas pela Justiça de países do Mercosul. O objetivo é permitir que essas pessoas cumpram sentenças judiciais estrangeiras no seu país de origem.

Se houver acordo entre o país de condenação e o país receptor, o cumprimento das medidas será de acordo com as regras do país que receber a pessoa transferida. O protocolo vale para os condenados a regimes especiais ou medida de segurança; menores de idade; inimputáveis; ou as pessoas que tenham obtido suspensão condicional.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!