'PEC da Vingança'

Deputados estão conscientes do que vão votar, diz Lira, sobre PEC 5

Votação da proposta deve ocorrer ainda nesta terça-feira, garante o presidente da Câmara

Por Heitor Mazzoco
Publicado em 19 de outubro de 2021 | 18:20
 
 
 
normal

O presidente da Câmara dos Deputados, Arhur Lira (PP-AL), disse no final da tarde desta terça-feira (19) que os deputados sabem o que vão votar na Proposta de Emenda à Constituição (PEC 5/2021). 

O questionamento foi feito para saber se um novo texto da PEC 5 será apresentado ainda nesta terça, antes da votação. De acordo com promotores e procuradores, a proposta criará uma influência política no MP em todo país. 

"PEC 5 está tranquilo, amigo. Os deputados estão conscientes do que vão votar. Os temas são temas já tratados. É importante que o Minisério Público tenha seu código de ética. É importante que a sociedade civil tenha paridade no Conselho (Nacional do MP)", disse Lira. 

O presidente da Câmara disse ainda que duas decisões contra procuradores foram tomadas no CNMP.  "Pelo simples fato de a Câmara estar discutindo esse assunto, duas decisões já foram tomadas mesmo contra os votos dos procuradores, mas fazendo Justiça a falhas que possam ter existido", disse. 

Lira afirmou que o plenário vota ainda nesta terça-feira a PEC 5, conhecida como PEC da Vingança pelo trabalho feito pela Lava Jato, que prendeu políticos e empresários ligados à corrupção na Petrobras nos últimos anos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!