Ataque hacker

Hacker invade conta da Câmara em rede social e chama Moraes de 'ditador'

A mensagem foi publicada na conta oficial da Câmara no X; em nota, a instituição anunciou que fará uma investigação interna sobre o caso

Por Lucyenne Landim
Publicado em 10 de fevereiro de 2024 | 13:39
 
 
 
normal

O perfil oficial da Câmara dos Deputados no X (antigo Twitter) foi alvo de uma invasão hacker na manhã deste sábado (10). Na ocasião, foi publicada uma mensagem chamando de "ditador" o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O invasor também acusou Moraes e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de tramarem um "golpe de Estado".

"O DITADOR Alexandre de Moraes destrói a democracia. Estão planejando um golpe de Estado orquestrado pelo Alexandre e por @LulaOficial. Serei caçado, mas estou lutando contra", escreveu o invasor às 8h09.

Na mensagem, foram marcados diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho, o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos). Também, o pastor Silas Malafaia e o podcaster Monark.

Por meio de uma nota, a assessoria de imprensa da Câmara confirmou a invasão hacker e a publicação de uma "mensagem injuriosa". De acordo com a instituição, o texto foi apagado em menos de 15 minutos. Houve também a troca imediata da senha de acesso à conta, na intenção de evitar novos ataques do tipo.

A Câmara acrescentou que as autoridades policiais foram acionadas, assim como foram adotadas medidas. "A Câmara dos Deputados também fará uma investigação interna. Estamos empenhados na melhoria contínua dos nossos processos de segurança para evitar que novos episódios como esse voltem a ocorrer", completou a nota.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!