CÂMARA DOS DEPUTADOS

'Minha vida não acaba com cassação', diz Nikolas após caso de transfobia

O deputado chegou a dizer, na sexta (10), que não se importa em ser preso

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 11 de março de 2023 | 14:41
 
 
 
normal

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) divulgou vídeo nas redes sociais em que diz que possível cassação não "acabaria" com sua vida. Ele é acusado de transfobia por causa de um discurso na tribuna da Casa na quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher

O deputado chegou a dizer, na sexta (10), que não se importa em ser preso. Em outra postagem, ele voltou a ironizar mulheres trans. “O que eu acho estranho é que qualquer um pode se sentir mulher, menos eu”, escreveu no Twitter. 

O abaixo-assinado online criado pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), uma das duas parlamentares transexuais do Congresso Nacional, já reuniu mais de 260 mil assinaturas pelo pedido de cassação de Nikolas.

De acordo com o texto original da petição "A transfobia é crime equiparado ao crime de racismo, e o Congresso Nacional é um espaço para vocalizar a defesa dos nossos direitos, não ataques preconceituosos às mulheres brasileiras".

Entidades e parlamanteres já entraram com ações no Supremo Tribunal Federal (STF) contra Nikolas. O relator será o ministro André Medonça

O caso

Ao discursar na Câmara dos Deputados no Dia Internacional da Mulher, Nikolas Ferreira usou uma peruca e disse se chamar 'deputada Nicole' para debochar de mulheres trans. O parlamentar afirmou, ironicamente, que se sentia também uma mulher e que, por isso, tinha lugar de fala.

 O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!