Câmara

Oposição irá ao MP e pedirá convocação de Guedes para explicar offshore

Alessandro Molon afirmou que ministro da Economia e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, precisam explicar o que considerou 'escândalo'

Por Equipe de Brasília
Publicado em 03 de outubro de 2021 | 15:56
 
 
 
normal

A oposição ao governo federal na Câmara dos Deputados pedirá a convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para que expliquem no Congresso a existência de offshores nos nomes dos dois no exterior. No caso de Guedes, a offshore, ainda aberta, soma um patrimômio de US$ 9,54 milhões (o que equivalente a mais de R$ 50 milhões). 

A informação sobre a manutenção de contas em paraísos fiscais foi revelada pela Pandora Papers, iniciativa do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, na sigla em inglês), uma iniciativa que reuniu mais de 600 jornalistas de 117 países. No Brasil, fazem parte do projeto os veículos Agência Pública, Metrópoles, piauí e Poder360. Do lado internacional, estão os jornais Washington Post, Le Monde, El País, The Guardian e a BBC.

De acordo com Alessandro Molon, líder da oposição na Câmara, afirmou que o caso é um escândalo.

"Após o Pandora Papers revelar que o ministro da Economia e o presidente do Banco Central têm offshores milionárias em paraíso fiscal, nós, da Oposição, vamos acionar o MP para que sejam investigados. Também vamos convocá-los à Câmara para que se expliquem ao país. É escandaloso - e ilegal - que funcionários públicos de alto escalão, com acesso a informações privilegiadas, mantenham esse tipo de aplicação. Investigação já", disse Molon.

Tanto Guedes quanto Campos Neto negam a possibilidade de terem desrespeitado os procedimentos demandados de altos funcionários do governo federal. Eles enfatizam, inclusive, que os recursos no exterior foram declarados no Imposto de Renda.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!