Sergipe

PSOL quer convocar ministro e acionar MPF sobre morte de homem trancado com gás

Caso aconteceu em Umbaúba, Sergipe; deputados do PSOL também querem que ministro da Justiça explique operação na Vila Cruzeiro, no Rio, que deixou 23 mortos

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 26 de maio de 2022 | 14:51
 
 
 
normal

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados anunciou providências sobre a a morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, após ser trancado no porta-malas de uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e aspirar um gás lançado pelos policiais, em Umbaúba, no sul de Sergipe.

Deputados federais do partido irão acionar o Ministério Público Federal para cobrar “rigorosa investigação” do caso. Os parlamentares também querem convocar o ministro da Justiça, Anderson Torres, para falar na Câmara sobre “violações de direitos humanos em ações” da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Além do caso em Umbaúba, a intenção da bancada é que o ministro explique também a operação realizada na quarta-feira (25) na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, que deixou 23 mortos.

Outra ação dos parlamentares do PSOL é um requerimento de informações à PRF.

A legenda informou que os documentos para formalizar as ações estão em fase de confecção e que os protocolos nos órgãos responsáveis serão feitos ainda na tarde desta quinta-feira (26).

O MPF já abriu um procedimento sobre o caso, no sentido de acompanhar as investigações sobre a morte de Genivaldo. O despacho foi assinado pelo procurador Flávio Pereira da Costa Matias, coordenador do Controle Externo da Atividade Policial.

A Polícia Federal (PF) em Sergipe também instaurou inquérito para apurar as circunstâncias da morte. A corporação diz que já iniciou as diligências sobre o caso.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!