ELEIÇÕES 2022

Tebet diz que se for escolhida, será candidata com ou sem Doria

Partidos da chamada terceira via vão divulgar pesquisas qualitativas para definir qual nome disputará a presidência da República

Por Levy Guimarães
Publicado em 16 de maio de 2022 | 15:03
 
 
 
normal

Pré-candidata à presidência da República pelo MDB, a senadora Simone Tebet afirmou, nesta segunda-feira (16), que será candidata ao Palácio do Planalto caso seja escolhida após as pesquisas encomendadas por MDB, PSDB e Cidadania.

O anúncio dos resultados está previsto para quarta-feira (18), quando os três partidos devem anunciar um nome entre Tebet e o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), para ser o candidado da chamada terceira via.

“Nós aceitamos as regras do jogo e temos o resultado dela. Se porventura o meu nome for indicado na quali, eu serei pré-candidata pelo meu partido, independente de outros partidos se somarem conosco ou não”, disse a senadora em debate da Associação Comercial de São Paulo.

Simone Tebet também indicou que aceitará o resultado caso Doria seja o selecionado.

No entanto, a regra não foi bem recebida pelo tucano, que a classificou como “golpe” e disse que por ter vencido as prévias do partido, pode recorrer à Justiça para garantir sua candidatura caso a direção do PSDB decida apoiar outro nome.

"Se por ventura ele não aceitar os resultados da pesquisa e eu for a escolhida, eu sigo firme e forte. Agora, se o resultado dos partidos for de que o entorno é um candidato de outro nome, obviamente que eu tenho que ceder e respeitar as regras", destacou.

Antes pregando uma candidatura da terceira via, com a união dos partidos, Teber diz que se for escolhida, seguirá como postulante mesmo sem outros apoios.

“Eu quero dizer o seguinte: com ou sem frente democrática, se o meu nome for escolhido e outros resolverem ‘ah, não aceito as regras do jogo’, tentarem judicializar, é um direito que lhes assiste. Eu continuo”.

Nas últimas pesquisas de intenção de votos ao Planalto, João Doria aparece com cerca de 4%, à frente de Simone Tebet, que tem cerca de 2%. Porém, o tucano tem uma rejeição bem maior que a emedebista.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!