Exclusivo

Coronavírus: Zema detalha protocolo de flexibilização da abertura do comércio

Governador de Minas detalhou medidas tomadas pelo Estado no enfrentamento da pandemia de Covid-19

Por Paula Coura, Pedro Rocha Franco e Wallace Graciano
Publicado em 23 de abril de 2020 | 08:47
 
 
 
normal

Em entrevista à rádio Super 91,7 FM na manhã desta quinta-feira (23), o governador Romeu Zema detalhou como vai funcionar o processo de gradual flexibilização de abertura do comércio. Segundo o chefe do Executivo estadual, a primeira etapa será normalizar as atividades que já estão em funcionamento, como supermercados, padarias e açougues, garantindo a segurança desses trabalhadores. 

"Essas atividades preponderantemente estão em cidades pequenas. E, muitas vezes, essas prefeituras não têm um corpo técnico", afirmou Zema.

O governador de Minas explicou que, num segundo momento, haverá um protocolo para reabertura das demais atividades. "Muitos prefeitos de todo o Estado já liberaram totalmente as atividades econômicas, mas sem protocolo de segurança. E, caso um estabelecimento seja reativado, ele deverá trabalhar dentro de algumas regras. Isso vai fazer com que (o que) está funcionando esteja com segurança", frisou Zema.

O governador também disse que, caso algum prefeito queira aderir a esse protocolo, ele será "muito bem-vindo", mas continuou reforçando que cada cidade tem suas particularidades no enfrentamento da pandemia.

"A partir da semana que vem faremos as ondas no impacto econômico e saúde. As atividades que têm impacto econômico na economia e baixo na saúde terão prioridade, tal qual uma refinaria de petróleo. Isso já está em fase final, e devemos divulgar até segunda-feira", prometeu.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!