Liderando em todas as faixas etárias a disputa de 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria vida muito mais fácil se o conjunto do eleitorado reproduzisse o posicionamento do grupo mais jovem que poderá ir às urnas, aponta o instituto DATATEMPO. Entre os jovens de 16 a 24 anos, o petista tem grande vantagem, alcançando 41,9%, número ligeiramente mais alto em termos numéricos do que a soma dos demais candidatos. Assim, se dependesse desse eleitor, Lula teria até alguma chance de vencer as eleições no primeiro turno. Enquanto isso, o atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), somaria 15,4%, bem mais perto do terceiro colocado, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), que teria 9,2% nesta que é a faixa do eleitorado que vai melhor.

Em outros grupos, porém, a diferença entre Lula e Bolsonaro é bem mais apertada. A menor é registrada entre os eleitores mais velhos. Na faixa de 55 anos ou mais, são oito pontos separando o líder Lula (31,4%) do vice-líder Bolsonaro (23,4%). Essa é também a faixa em que o ex-juiz federal Sergio Moro (sem partido) possui desempenho melhor, alcançando 7,4% das intenções.

Veja o detalhamento do posicionamento do eleitor em cada faixa etária da população:

A pesquisa do instituto DATATEMPO realizou 2.025 entrevistas domiciliares entre os dias 9 e 15 de setembro, em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,18 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.