“Um senhor negro, alto, sorrindo sem nenhum dente na boca.” Foi assim que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descreveu a fotografia de uma propaganda do governo federal que, segundo ele, era preconceituosa. O material foi preparado por um ex-ministro do Desenvolvimento Agrário para apresentação em um evento na Alemanha. Lula afirmou que mandou "jogar a página fora".

A fala ocorreu nessa quinta-feira (21/8), durante agenda em Sorocaba, no interior de São Paulo. O presidente relatou que a imagem estava em uma revista e mostrou incômodo ao lembrar que o homem negro aparecia ao lado de uma “senhora bonitona” com a “bochecha bem vermelha”, que, segundo ele, “devia ser filha de italiana ou de alemão” do Rio Grande do Sul ou de Santa Catarina.

 

Lula contou ter chamado o ministro responsável e questionado: “Você acha isso bonito? Isso é fotografia para você colocar representando o Brasil no exterior? Um cara sem dente e ainda negro. Você não acha que isso é preconceito?”. Nas redes sociais, porém, a fala teve repercussão negativa e abriu espaço para interpretações que classificaram a declaração do petista como racista e preconceituosa.

O discurso foi feito durante a entrega de 400 unidades odontológicas móveis do programa Brasil Sorridente, que serão destinadas a municípios de todo o país. “Estamos retomando uma ação estratégica do programa Brasil Sorridente, permitindo que equipes de saúde bucal cheguem a populações mais remotas e vulneráveis e a pessoas com mobilidade reduzida”, afirmou o presidente em publicação em rede social.

Ainda segundo Lula, “com essa iniciativa, ampliamos o acesso à saúde bucal, levando cuidado e dignidade para comunidades que historicamente enfrentam dificuldades de acesso. É mais um passo do SUS na promoção da saúde integral e na redução das desigualdades em todo o país.”

A reportagem solicitou um posicionamento do governo e do Ministério da Igualdade Racial e aguarda retorno para a atualização da matéria.