TRANSFOBIA

Depois de virar réu, Nikolas culpa irmã por divulgar vídeo de trans em banheiro

Deputado afirma que não revelou identidade de mulher filmada, por isso não teria cometido qualquer irregularidade

Por Redação O TEMPO
Publicado em 23 de setembro de 2023 | 12:37
 
 
 
normal

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) foi às redes sociais e atribuiu à irmã adolescente a responsabilidade por ter filmado uma mulher transexual no banheiro de uma escola particular em Belo Horizonte. Esta semana o parlamentar virou réu depois que a Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) acusando-o de transfobia por compartilhar o conteúdo.

O parlamentar foi denunciado após divulgar as imagens com o título "Travesti no banheiro da escola da minha irmã", acusado de ter praticado e incitado discriminação e preconceito na ocasião, que aconteceu em julho de 2022.

“Eu, que sou um homem, posso amanhã me sentir uma mulher e entrar em um banheiro cheio de mulheres, ou seja, basicamente o que eles estão fazendo é que um homem, que é um potencial estuprador, fique em um ambiente cheio de mulheres”, disse o parlamentar nas postagens junto com o vídeo.

Na terça-feira (19) a juíza Kenea Márcia Damato de Moura Gomes, da 5ª Vara Criminal de BH, recebeu a denúncia e propôs prazo para um acordo entre as partes. O Ministério Público rejeitou a proposta e, nesta quinta-feira (21), a juíza transformou o parlamentar em réu.

Nikolas agora será citado. Na acusação, o MP pede a cassação do mandato e dos direitos políticos do deputado mineiro.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de Nikolas Ferreira, mas o parlamentar ainda não se manifestou sobre o caso.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!