AGENDA

Deputados de direita não confirmam ida a evento de Eduardo Bolsonaro em BH

Deputado federal virá à capital mineira nesta quinta-feira (13/4) para lançar livro que tem o pai como protagonista. Nikolas estará presente, mas Engler pode faltar

Por Gabriel Ronan
Publicado em 10 de abril de 2023 | 14:55
 
 
 
normal

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) virá a BH nesta quinta-feira (13/4), quando lança o livro “Jair Bolsonaro: o fenômeno ignorado”, escrito por ele com Mateus Colombo Mendes. O evento, que vai acontecer no restaurante Uno Cinque Otto Trattoria & Pizzeria (rua Professor Moraes, 158 – bairro Funcionários) às 19h, deverá ocorrer sem a presença de parte lideranças da direita em Minas Gerais, conforme apurou O TEMPO. Por outro lado, Nikolas Ferreira (PL) é figura já carimbada na agenda. 

A reportagem conversou com diferentes integrantes do PL ligados a Minas Gerais. Alguns alegam que compromissos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) impedem a ida. Isso porque a ALMG pode votar, ainda nesta semana, a reforma administrativa apresentada pelo governador Romeu Zema (Novo) em segundo turno. 

Um dos líderes da direita em Minas, o deputado estadual Bruno Engler (PL) estampa a imagem de divulgação do evento ao lado de Eduardo Bolsonaro e de Nikolas. No entanto, Engler não confirma a presença. “Eu ainda não sei. Não é certo. O Eduardo está vindo aqui para lançar o livro dele. Eu tenho um compromisso (na quinta-feira), que é o casamento de um amigo. Tenho uma viagem marcada antes do lançamento. Mas, pode ser que, devido à agenda de trabalho na Assembleia, eu tenha que ficar em Belo Horizonte. Se estiver em BH, obviamente eu vou prestigiar o evento”, afirma. 

Ainda na conversa com a reportagem, Engler voltou a afirmar que deve ser candidato à Prefeitura de BH no ano que vem. “É uma coisa conversada com o nosso presidente Jair Bolsonaro. É uma ideia que ele é simpático a ela. A gente está construindo”, diz.

No mesmo dia, alguns deputados federais à direita, inclusive do PL, e o senador Carlos Viana (Podemos) estarão em BH para se reunir com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). O encontro servirá para estreitar laços entre os políticos e o agro. Alguns parlamentares que estarão na cidade para esse compromisso, no entanto, sequer sabiam da visita do filho do ex-presidente à capital mineira ao serem questionados pela reportagem. Eles descartam a ida. Pelo lado do senador, a participação está completamente descartada após o afastamento dele do bolsonarismo depois da campanha decepcionante para governador de Minas Gerais no ano passado.

Dentro da executiva estadual do PL, também não há um posicionamento claro sobre a ida ao evento. Uma reunião vai acontecer nesta semana para que haja uma definição. Perguntado sobre a agenda, o presidente do diretório e ex-deputado federal Zé Santana afirmou que os filhos de Jair Bolsonaro não têm tanta influência em Minas. “Eu acho que os filhos não têm muito sentido (para participar das articulações para as eleições municipais de 2024), porque eles não têm ligação no Estado. O (ex-presidente) Bolsonaro tem o Brasil inteiro para participar (da campanha) nas grandes cidades, mas deve vir em alguns encontros por aqui. Será muito bem recebido”, diz. 

O 1º vice-presidente do PL em Minas Gerais e deputado federal Lincoln Portela ameniza a falta de algumas lideranças do partido no lançamento do livro. “A ida a BH está na minha agenda. Se nada ocorrer de extraordinário, estarei lá. O PL tem vários figurões. Tenho certeza que todos vão mandar algum representante para estar lá. O Eduardo Bolsonaro é fundamental na nossa etapa de organização interna da legenda”, afirma.

Cardápio convencional e entrada franca

O evento de lançamento do livro de Eduardo Bolsonaro vai acontecer em um restaurante italiano. Em contato com a reportagem, a administração do Uno Cinque Otto Trattoria & Pizzeria informou que não haverá cardápio especial para receber o deputado federal. O menu será o mesmo de todas as noites do estabelecimento: opções de petiscos comuns dos bares da cidade, como pastéis, fritas, pães, frios e peixes; massas; pizzas; carnes; risotos e pratos protagonizados por frutos do mar. O local também serve cervejas, chopes, drinques e licores como opções alcoólicas. As bebidas sem álcool também serão comercializadas, como refrigerantes, sucos e água.

O restaurante tem capacidade máxima para cerca de 350 pessoas, conforme os organizadores do evento. Eduardo Bolsonaro vai autografar os livros e dará uma palestra. Para participar, o interessado precisa resgatar um ingresso gratuito no site Sympla.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!