Reação

Deputados mineiros denunciam Eduardo Bolsonaro à PGR por fala sobre professores

Filho do ex-presidente declarou que não haveria diferença entre um professor doutrinador e um traficante de drogas

Por Lucas Negrisoli
Publicado em 10 de julho de 2023 | 17:06
 
 
 
normal

A deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) e o deputado federal Rogério Correia (PT) encaminharam ao Procurador Geral da República (PGR) uma denúncia contra Eduardo Bolsonaro (PL), deputado federal por São Paulo e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por supostos crimes de calúnia, difamação e incitação à violência contra professores. Documento foi apresentado nesta segunda-feira (10), após o parlamentar ter declarado que não haveria “diferença entre um professor doutrinador e um traficante de drogas”. Os mineiros não foram os únicos a denunciarem. Os deputados federais por São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) e Sâmia Bomfim (PSOL) também protocolaram denúncia à PGR.  

"Não tem diferença de um professor doutrinador para um traficante de drogas que tenta sequestrar e levar nossos filhos para o mundo do crime. Talvez, até o professor doutrinador seja ainda pior, porque ele vai causar discórdia dentro da sua casa, enxergando opressão em todo tipo de relação. Ele vai falar que o pai oprime a mãe, a mãe oprime o filho e que a instituição chamada família tem que ser destruída”, declarou Bolsonaro. O filho do ex-presidente participava de um ato pró-armamento em Brasília quando fez a declaração, na tarde desse domingo (9). 
 
Na denúncia, os parlamentares por Minas argumentam que a fala “pode ser imputada como crime previsto no Código Penal, além de contrariar o ordenamento constitucional no que diz respeito à liberdade de cátedra”. “O discurso potencializa a criminalização contra a atividade do docente e estimula atos de violência física e verbal contra os professores dentro das escolas, contribuindo com o aumento da violência contra as escolas. É muito grave”, completa o texto. Os petistas pedem que o Ministério Público investigue a suposta prática de crimes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!