AGENDA POLÍCIA

Dilma se reunirá com presidente dos EUA em abril no Panamá

Encontro foi acertado na conversa que a presidente brasileira teve por telefone com o vice-presidente norte-americano na manhã desta sexta-feira (13)

Por Folhapress
Publicado em 13 de março de 2015 | 20:03
 
 
 
normal

O Palácio do Planalto informou nesta sexta-feira (13) que a presidente Dilma Rousseff terá um encontro bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em abril, durante a realização da Cúpula das Américas, na Cidade do Panamá.

O encontro foi acertado na conversa que Dilma teve por telefone com o vice-presidente norte-americano, Joe Biden, na manhã desta sexta (13). Em nota, o Planalto afirmou que eles reafirmaram "a importância das relações bilaterais, especialmente na área de energia e comércio".

Segundo o gabinete da vice-presidência americana, Biden ressaltou a importância estratégica do relacionamento bilateral e reafirmou o compromisso do presidente Barack Obama em trabalhar com Dilma.

Ainda não se sabe se a conversa incluiu temas como a política doméstica brasileira ou a situação na Venezuela, a qual provocou tensões na relação do país com os EUA.

O último encontro entre Dilma e Obama aconteceu em novembro de 2014 quando os dois presidentes se encontraram na reunião do G20, grupo das maiores economias do mundo, realizada em Brisbane, Austrália.

Já Biden representou os Estados Unidos na posse de Dilma, em 1º de janeiro, em Brasília. Biden e Dilma deveriam ter se reunido no Uruguai no fim de fevereiro, em virtude da posse do presidente Tabaré Vasquez. No entanto o vice-presidente americano cancelou a viagem por conta de uma gripe.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!