PRÉ-CAMPANHA

Eleições 2024: saiba quem são os pré-candidatos em BH, São Paulo, Rio e Vitória

Capitais do Sudeste têm prefeitos em situações distintas tentando a reeleição, com adversários à esquerda e à direita

Por Levy Guimarães
Publicado em 07 de abril de 2024 | 07:00
 
 
 
normal

A seis meses do primeiro turno das eleições de 2024, o cenário eleitoral começa a se desenhar nas principais cidades brasileiras. Nas quatro capitais da região Sudeste, as pré-candidaturas desenham suas respectivas estratégias.

Confira quem são os pré-candidatos em Belo Horizonte

Na capital mineira, o prefeito Fuad Noman (PSD) tentará a reeleição. Eleito vice-prefeito na chapa de Alexandre Kalil, em 2020, ele assumiu o posto após o titular se lançar candidato ao governo do Estado, em 2022. Fuad tenta se colocar como um candidato de centro em meio à polarização. Outro nome que deve buscar a mesma proposta é o vereador Gabriel Azevedo (MDB).

Pelo campo da direita, a principal pré-candidatura posta até o momento é do deputado estadual Bruno Engler (PL), que contará com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e foi o segundo colocado nas eleições de 2020. O senador Carlos Viana (Podemos) também deve se lançar na corrida à prefeitura, assim como Luísa Barreto (Novo), que deve ser apoiada pelo governador Romeu Zema.

Já no campo da esquerda, o PT deve lançar o deputado federal Rogério Correia, que terá como trunfo o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No mesmo espectro político, deve concorrer com Bella Gonçalves (PSOL), enquanto na centro-esquerda, o PDT lançou a pré-candidatura da deputada federal Duda Salabert e o PSB, a do ex-vice-governador Paulo Brant. Já a Rede Sustentabilidade deve apostar no ex-vice-prefeito Paulo Lamac ou na deputada estadual Ana Paula Siqueira.

Veja quem são os pré-candidatos à prefeitura de São Paulo

Na maior cidade do país, o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), busca o segundo mandato consecutivo. Apesar de pouco conhecido na época em que assumiu, em maio de 2021, após a morte do então prefeito Bruno Covas (PSDB) devido a um câncer, Nunes aposta no apoio declarado de Jair Bolsonaro.

Buscando a direita menos próxima do bolsonarismo, o deputado federal Kim Kataguiri (União) corre por fora na eleição paulistana. Na mesma situação, está Marina Helena (Novo).

Apontado como principal adversário de Nunes até aqui, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) será o candidato do presidente Lula, em cenário que pode emular a polarização nacional que se viu nas eleições de 2022. Correndo pela centro-esquerda, mas também com o apoio de siglas mais à direita, como o PSDB, está a também deputada Tabata Amaral (PSB).

Confira quem irá concorrer no Rio de Janeiro

Candidato à reeleição, o prefeito Eduardo Paes (PSD) quer comandar a capital fluminense pela quarta vez, após ter sido eleito nos anos de 2008, 2012 e 2020. Desta vez, com o apoio expresso de Lula e de boa parte da esquerda, ao contrário das outras ocasiões em que se elegeu.

Porém, pelo menos dois partidos de esquerda não devem caminhar com Paes: o PSOL, que lançou a pré-candidatura do deputado federal Tarcísio Motta (PSOL), e o PC do B, que pode lançar Dani Balbi (PCdoB), a primeira deputada estadual transexual do Estado.

Enquanto isso, o deputado federal Delegado Ramagem (PL) deve ser o candidato de Jair Bolsonaro no coração do bolsonarismo, tentando se colocar como o principal nome de oposição ao atual prefeito. O também deputado Otoni de Paula (MDB) e o vereador Pedro Duarte (Novo) se colocam como alternativas à direita, assim como Marcelo Queiroz (PP) - este, porém, com apoio cobiçado tanto por Paes como por Ramagem.

Veja quem são os pré-candidatos em Vitória

A eleição em Vitória é outra que deve espelhar a polarização entre Lula e Bolsonaro em 2024. Atual prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos) é considerado o principal nome do bolsonarismo, e deve ter pela frente o deputado estadual João Coser (PT), que já comandou a cidade de 2005 a 2013.

Quem também disputa o eleitorado conservador é o deputado estadual Capitão Assumção (PL) - que neste ano, chegou a ter a prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por descumprir medidas cautelares, mas foi solto por decisão da Assembleia Legislativa do Estado. Já a deputada estadual Camila Valadão (PSOL) tenta conquistar votos que seriam de Coser.

Buscando ser a terceira via, o deputado estadual Fabrício Gandini (PSD) lançou sua pré-candidatura, assim como o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), que dentro da Federação PSDB-Cidadania, tem a concorrência do também ex-prefeito Luciano Rezende (Cidadania) e do deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!