BRASÍLIA - O Ministério da Cultura retirou do ar a plataforma que recebe projetos que buscam financiamento pela Lei Rouanet por tentativas de ataque hacker. A informação foi divulgada, nesta sexta-feira (1), mas as ameaças estão sendo registradas desde terça-feira (29).
A pasta precisou suspender o Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) e ainda não há uma data certa sobre quando irá retornar à ativa.
“A segurança e a integridade do Sistema foram garantidas graças aos esforços da atual gestão que investiu na modernização e melhorias tecnológicas da plataforma”, destacou o ministério.
O ministério informou que o prazo para envio de propostas iria terminar na quinta-feira (31), mas foi ampliado. A nova data final será anunciada.
“O Ministério da Cultura decidiu retirar a plataforma do ar até assegurar seu funcionamento integral. Assim que a navegação segura e estável for reestabelecida, um novo prazo para inserção das propostas será divulgado pela Pasta”, ressaltou o comunicado.
“Esse ataque foi responsável pelo aumento do volume de acessos ao Salic, que chegou a 18 mil acessos simultâneos, o que ocasionou instabilidade e lentidão na plataforma, prejudicando os proponentes que de fato queriam apresentar novas propostas”, explicou o ministério.
A quantidade elevada de acessos chamou a atenção. “Desde o dia 29, a quantidade de acessos tem batido recordes. Porém, esses números não condizem com o perfil de pessoas que poderiam estar interessadas em inscrever projetos”, completou.