EM INAUGURAÇÃO

Lula volta a enfrentar protesto de professores grevistas e ressalta direito democrático

A manifestação partiu de um grupo de grevistas de universidades públicas e aconteceu durante inauguração de obras viárias no interior de São Paulo

Por Renato Alves
Publicado em 25 de maio de 2024 | 12:48
 
 
 

BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a enfrentar um misto de vaias e aplausos durante evento de inauguração de obras viárias na rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos (SP), na manhã deste sábado (25). A manifestação contrária partiu de um grupo de grevistas de universidades públicas.

O mesmo aconteceu no dia anterior, em Araraquara (SP), onde Lula esteve para anunciar o início de obras de prevenção a desastres naturais. No palco, Lula estava acompanhado pelo prefeito Edinho Silva (PT-SP), a quem chamou de “melhor” prefeito do país. O político é o preferido do presidente para assumir o comando do PT, substituindo a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR).

Assim como em Araraquara, o evento em Guarulhos teve clima de campanha política. Dessa vez, Lula dividiu palanque com o deputado federal Alencar Santana (PT), pré-candidato do PT à Prefeitura de Guarulhos. Chegou a dizer que se trata de um “comício”. E como em Araraquara, o presidente não reclamou do protesto. Ao contrário. Ressaltou o direito de manifestação.

“Eu estou vendo alguns companheiros levantando cartazes ali pra mim ‘estamos de greve’. Que bom que vocês podem vir num comício do Lula e levantar um cartaz dizendo que estão em greve. Que bom. Que maravilha é garantir o direito democrático de as pessoas lutarem, reivindicarem e chegarem a um acordo no momento correto”, afirmou Lula.

“Porque há pouco tempo atrás os estudantes não podiam protestar, os professores não podiam reivindicar, os reitores não podiam reclamar e o governo não estava disposto a negociar. Agora, não. Agora vocês têm o direito de protestar, de levantar cartaz e levar faixa, porque nosso governo é democrático e o nosso governo sabe lidar com as diferenças e sabe lidar com as contradições”, completou.

Ele enfatizou o direito a protesto e ainda incentivou o ato por meio de publicação feita no X (antigo Twitter): "Nunca deixem de reivindicar. Nunca baixem a cabeça. Apenas com muita luta a gente conquista."

Lula pede ‘solidariedade às mulheres e crianças que estão morrendo na Palestina’

No mesmo evento, Lula pediu “solidariedade às mulheres e crianças que estão morrendo na Palestina”. “Não podemos nos calar diante das aberrações que estão acontecendo na região, não podemos deixar de ser solidários porque amanhã vamos precisar de solidariedade”, disse Lula durante o discurso.

 

 

O evento em Guarulhos marcou a liberação do novo trevo Jacu-Pêssego, no Km 213, e da pista marginal no sentido São Paulo, entre o km 209,5 e o km 211,8 do trevo de Bonsucesso. Cerca de 50% de todo o PIB nacional passam pela rodovia, segundo o governo federal. As duas obras ficam a menos de cinco quilômetros do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A entrega ocorre nove meses antes do previsto pelo cronograma inicial de trabalho, que encerraria em fevereiro de 2025. Outras melhorias no trecho ainda serão concluídas. Estão previstas no contrato a ampliação da pista expressa, construção de novos viadutos e de novo acesso à capital do estado. Esse pacote de obras está estimado em R$ 1,4 bilhão de investimento, além da abertura de 4 mil novos postos de trabalho diretos e indiretos na região metropolitana de São Paulo.

As obras realizadas fazem parte dos aportes obrigatórios previstos no contrato de concessão firmado entre o Governo Federal e a concessionária CCR, responsável pela administração da Dutra e da Rio-Santos (BR-101/RJ/SP). Estão previstos investimentos na ordem de R$ 14,8 bilhões, a serem aplicados ao longo do contrato em serviços operacionais e intervenções que elevem a segurança e a capacidade operacional no eixo Rio-São Paulo.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!