BRASÍLIA. A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que o governo federal avalia a realização de um novo concurso unificado em 2025. Está marcada para 18 agosto a primeira prova a ser aplicada nesse modelo, que ficou conhecido como “Enem dos concursos”.  

Inicialmente, a primeira fase do certame seria aplicada em maio, mas as chuvas que devastaram o Rio Grande do Sul obrigaram um adiamento por parte do governo federal.

Segundo Dweck, a realização de um novo concurso nacional unificado é considerada, mas ainda não há um martelo batido. Ela informou que a decisão vai depender se os novos órgãos que tiverem vagas abertas aceitarem participar do modelo. Uma das pastas que deve abrir espaço para a contratação de servidores nos próximos dias é o Ministério do Meio Ambiente.

“A gente pensa até em fazer [um novo concurso unificado] no ano que vem, mas a gente ainda vai autorizar mais vagas nesse ano. Até o início de julho a gente deve autorizar novas vagas”, disse em trecho de entrevista concedida à CNN, exibida neste sábado (29). 

“A gente acha que deve avaliar se essas novas áreas vão querer fazer uma prova unificada ou não. Eles querendo, a gente pode repetir uma prova unificada. Senão, a gente tem que fazer um intervalo de dois em dois anos, porque é o tempo que dura um concurso. Estamos avaliando, mas a ideia é que seja um modelo que veio para ficar pelo sucesso dele”, completou.

O “Enem dos concursos” permite que um candidato concorra a diversas vagas em diferentes órgãos, pagando uma única taxa e fazendo uma única prova. No modelo, a área de interesse é informada no momento da inscrição, assim como a ordem de prioridade de interesse nos cargos. Com a prova a ser realizada em agosto, o governo pretende preencher 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais