BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou, nesta segunda-feira (3), a vitória de Claudia Sheinbaum, ex-prefeita da Cidade do México, que se tornou a primeira mulher eleita presidente do México no domingo (2). Ela tomará posse em 1º de outubro e vai suceder Andrés Manuel López Obrador, seu padrinho político.
"Eu talvez ligue para ela hoje, às 18h. Eu estou muito feliz com a vitória dela porque ela representa o meu grande companheiro López Obrador, que fez um governo extraordinário e, portanto, eu acho que o México estará garantido democraticamente no mandato dela”, disse.
No Itamaraty, Lula disse que pretende ir ao México este ano para visitar o atual presidente, López Obrador, e discutir o fortalecimento das relações comerciais entre os dois países.
A contagem preliminar dos votos, realizada pelo Instituto Nacional Eleitoral (INE), confirmou a vitória de Sheinbaum sobre sua adversária, Xóchitl Gálvez, senadora e empresária de centro-direita com raízes indígenas.
“Estou feliz por ser uma mulher também, e estou feliz porque duas mulheres disputaram e ganhou aquela que representa o lado progressista", afirmou. O petista falou com a imprensa durante a recepção ao presidente da Croácia, Zoran Milanovic, para uma reunião bilateral e almoço no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
A visita marca a primeira vez que um presidente croata visita o Brasil desde a independência da Croácia em 1991, quando se separou da extinta Iugoslávia. O convite foi feito em 2023, durante um encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e autoridades em Zagreb.