BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que vai assinar nesta quarta-feira (13/8) uma medida provisória que libera crédito de R$ 30 bilhões para empresas afetadas pela sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos nas exportações brasileiras.
"Amanhã vou assinar uma medida provisória que cria uma linha de crédito de 30 bilhões para as empresas brasileiras que porventura tiverem prejuízo com a taxação do [Donald] Trump", afirmou, durante entrevista à Bandnews, nesta terça-feira (12/8).
"Vai ter uma política de crédito que a gente está pensando em ajudar sobretudo as pequenas empresas, o pessoal que exporta tilápia, que exporta frutas, que exporta mel, e outras coisas, empresas de máquinas. As grandes têm mais poder de resistência. Então, vamos aprovar amanhã. Eu acho que vai ser extremamente importante para mostrar que ninguém vai ficar desamparado por conta da taxação do presidente Trump", disse.
Segundo Lula, o pacote de medidas vai incluir, além da linha de crédito, a procura de novos mercados, compras governamentais, conteúdo nacional e a manutenção de empregos.
"Nós vamos procurar outros mercados para essas empresas. Vamos levar uma lista de produtos que a gente vendia para os Estados Unidos para outros países. Eu utilizo um lema: ninguém larga a mão de ninguém", afirmou.
O presidente informou também que o Brasil vai "brigar" na Organização Mundial do Comércio (OMC) e vai listar produtos para entrar na Lei de Reciprocidade.