BRASÍLIA. Neste domingo (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, ao lado do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), da inauguração do programa Morar Carioca do Aço, localizado em Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade.
A cerimônia celebrou a entrega das primeiras 16 unidades habitacionais do programa, que, no total, oferecerá 704 residências, beneficiando aproximadamente quatro mil pessoas.
Na ocasião, o presidente da República voltou a criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL): “A gente teve um governo que esqueceu de fazer as coisas para o povo e passou a contar mentiras a esse povo”.
Durante o evento, Lula elogiou o prefeito da cidade, afirmando: "Estou aqui diante do melhor gerente de prefeitura que o país já teve". Os elogios ocorreram um dia após um evento com Marta Suplicy (PT), prefeita de São Paulo entre 2001 e 2004, e Fernando Haddad (PT), atual ministro da Fazenda e prefeito da capital paulista de 2013 a 2016.
Em tom de pré-campanha e também elogiando Lula, Paes declarou: “Presidente, é impossível para um prefeito governar sem ajuda do governo central (...) a partir do momento que Lula entrou tem mais BRT, a clínica da família voltou, e as obras do Aço estão concluindo".
Também estiveram presentes a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o ministro da Defesa, José Múcio, da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, entre outras autoridades.
Lula tem intensificado suas agendas no Estado do Rio de Janeiro, sendo esta a sua quinta visita desde janeiro e a terceira em menos de três semanas.
O presidente apoia a candidatura de Eduardo Paes à prefeitura e é um de seus principais cabos eleitorais. No entanto, nomes sugeridos pelo PT para compor a chapa, como a ministra Anielle Franco e o ex-deputado André Ceciliano, enfrentaram resistência por parte do prefeito.
Assim, o vice-prefeito na chapa de Paes ainda não foi confirmado, mas o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ) é o mais cotado para a posição. Nas últimas semanas, o prefeito tem dado cada vez mais destaque ao seu favorito para o cargo.
Na semana passada, Lula esteve na cidade para assinar um contrato de operações de crédito do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal com a Prefeitura do Rio, prestigiar a posse de Magda Chambriard como presidente da Petrobras e participar de um ato em homenagem ao Dia do Cinema Brasileiro.
No início do mês, o presidente também esteve no Rio para participar da cerimônia nacional de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, em 11 de junho, e para a abertura do Fórum de Investimentos Prioritários, no dia 12.