BRASÍLIA - Diversos sites do governo federal, que possuem o domínio gov.br, registraram instabilidade na tarde desta quarta-feira (11). Entre eles, o do Palácio do Planalto e de diferentes ministérios, como o das Relações Exteriores, Casa Civil, Justiça e Segurança Pública, entre outros.
Perto do final da tarde, por volta das 17h, o sistema foi restabelecido, mas ainda registrando lentidão em sua navegação. O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) ainda apura as causas do possível problema.
“O portal GOV.BR passou por uma instabilidade na tarde desta quarta-feira (11). O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informa que o problema foi resolvido e o portal voltou ao funcionamento normal. O MGI informa também que a conta GOV.BR e as plataformas que rodam serviços públicos digitais não foram impactados em nenhum momento”, disse o governo, em nota.
No dia 3 de setembro, alguns sites de órgãos públicos federais registraram o mesmo problema e relataram ataques cibernéticos de hackers. Isso aconteceu com os endereços do Supremo Tribunal Federal (STF), da Polícia Federal (PF) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
As ações, segundo a Anatel, teriam se intensificado após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de bloquear o acesso à rede social X no Brasil.