BRASÍLIA - O presidente Lula (PT) participa, neste sábado (5), da cerimônia de abertura do Fórum Empresarial do Brics, que acontece no Rio de Janeiro. Após o evento, Lula tem cinco reuniões bilaterais com representantes de cinco países, entre eles, o primeiro-ministro da China, Li Qiang.
O Brics reúne África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes, Etiópia, Índia, Indonésia e Rússia com o objetivo de desenvolverem e adotarem medidas de cooperação econômica e política. O grupo conta ainda com países convidados como Cuba, Bolívia, Cazaquistão, Nigéria e Vietnã.
O evento deste sábado ocorre antes do encontro oficial do Brics, marcado para este domingo (6) e para segunda-feira (7) também no Rio de Janeiro.
Veja a lista completa de reuniões bilaterais do presidente Lula:
- Com o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali
- Com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh
- Com o presidente da Nigéria, Bola Tinubu
- Com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Xeique Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan
- Com o primeiro-ministro da China, Li Qiang
A cúpula do Brics deste ano será marcada pela quantidade de ausências: apenas cinco dos onze países-membros estarão com seus chefes de Estado.
A principal baixa é a do presidente da China, Xi Jinping, que enviou o primeiro-ministro Li Qiang como seu representante.
Entre os membros fundadores do Brics, irão ao Rio apenas o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, além de Lula. Pela Rússia, estará o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov.