Após passar por Contagem na sexta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue para outra agenda em Minas Gerais, dessa vez em Montes Claros, no Norte de Minas, para uma pauta ligada a combustíveis sustentáveis e descarbonização.

Ele participará de uma cerimônia de inauguração do Acelen Agripark, um centro de tecnologia e inovação dedicado à macaúba, uma palmeira brasileira que serve de matéria-prima para a indústria alimentícia e também será usada na produção de biocombustíveis. 

Realizado pela Acelen Renováveis, uma empresa de energia criada pelo Mubadala Capital, (fundo soberano de Abu Dhabi), o evento apresenta um projeto de transição energética, que visa a produção de combustível sustentável de aviação (SAF) e diesel renovável (HVO) a partir da macaúba, planta considerada estratégica no processo de substituição dos combustíveis fósseis. Segundo a empresa, a macaúba é até 10 vezes mais produtiva por hectare plantado em comparação à soja.

Com investimento de US$ 3 bilhões, o Acelen Agripark está localizado no bairro Nova Esperança e será responsável pela produção de mais de 10 milhões de mudas de macaúba por ano, além de abrigar um banco de sementes e tecnologia para um cultivo sustentável da palmeira. 

De acordo com a Acelen, no evento também será lançado o Programa Valoriza, que promove a inclusão produtiva no campo por meio de parcerias com produtores locais e agricultores familiares da região.