BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta sexta-feira (22/8) da cúpula dos países que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), em Bogotá, na Colômbia. A presença de embarcações de guerra dos EUA na região do Caribe, próximo da Venezuela, deve ser tratada no encontro.

No âmbito dos preparativos para a cúpula, nesta quinta-feira (21/8), o chanceler brasileiro Mauro Vieira, e o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, discutiram o deslocamento dos navios, além de pautas comerciais.

Outro assunto prioritário é a COP 30, que acontece em novembro, em Belém. De acordo com o Ministério de Relações Exteriores, na cúpula da OTCA, os países da região deverão reafirmar seu compromisso com a cooperação amazônica. O presidente Lula busca apoio também a iniciativas brasileiras a serem lançadas na ocasião, em especial o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF).

O governo brasileiro quer, por exemplo, que a conferência defina metas de redução de gases de efeito estufa e avance na definição de um mecanismo de remuneração para países em desenvolvimento preservarem suas florestas.

"A Cúpula de Bogotá ocorre dois anos após a Cúpula de Belém, que constituiu importante marco no relançamento da cooperação entre os países da Amazônia, centrada na proteção do bioma, no desenvolvimento sustentável com inclusão social e no reconhecimento do protagonismo de povos indígenas e comunidades locais", diz o Itamaraty.

Navios americanos na Venezuela

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou navios militares para a região sul do Caribe dizendo que o objetivo da presença militar no local seria enfrentar ameaças de cartéis de drogas latino-americanos.