BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu novos indicativos de que pretende concorrer à reeleição em 2026. Nesta quinta-feira (21/8), ele afirmou que seus três primeiros mandatos já incomodaram muitas pessoas e emendou mirando o quarto.
“Se preparem para a seguinte questão: um mandato do Lula incomodou muita gente. Dois mandatos incomodaram muito mais. Três mandatos, muito, muito mais. Imagina se tiver o quarto mandato o quanto eles vão ficar incomodados. Então se preparem, que tem coisa aí pra frente”, disse, em cerimônia de entrega de unidades odontológicas móveis, em Sorocaba (SP).
Em pesquisa da Quaest divulgada nesta quinta-feira, Lula aparece em vantagem contra todos os seus possíveis adversários no primeiro e no segundo turno das eleições, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
No mesmo evento, Lula voltou a fazer referência à regulamentação das redes sociais, proposta que deve ser enviada por ele ao Congresso Nacional na semana que vem. “É por isso que vocês têm que prestar atenção nessa questão dessa loucura dessa rede digital. É preciso que a gente aprenda a separar o joio do trigo, o que é mentira e verdade”, afirmou.
O petista emendou ironizando mentiras publicadas sobre ele na internet. “E vocês sabem que nesse país tem uma fábrica de mentiras. Por exemplo, tem uma mentira que diz que eu já morri, que eu sou um clone. Eu já sou o quinto Lula. Deus queira que eu seja o sétimo, oitavo, décimo Lula, porque eu quero viver até os 120 anos”, comentou.
Na esteira do debate sobre as redes sociais, a partir da repercussão do vídeo do influenciador Felca, a Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (20/8) o “PL da Adultização”, que busca endurecer o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.