REDES SOCIAIS

Após ter perfil hackeado, Janja volta ao ‘X’: ‘me senti exposta, agredida’

Primeira-dama criticou administradores da rede social e pediu responsabilização das plataformas digitais

Por Levy Guimarães
Publicado em 17 de dezembro de 2023 | 20:42
 
 
 
normal

A primeira-dama Janja da Silva voltou a publicar na rede social X, o antigo Twitter, neste domingo (17), após seu perfil ter sido hackeado na última segunda-feira (11). Na ocasião, o invasor publicou mensagens ofensivas contra ela, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Supremo Tribunal Federal (STF), entre outros.

Em publicação neste domingo, Janja disse ter se sentido “exposta, agredida, ameaçada e desrespeitada como nunca antes    .

“Foram momentos de angústia, ansiedade e tristeza, mas também de acolhimento e força com tantas mensagens de apoio e conforto que recebi”, afirmou.

A primeira-dama diz ter pensado se voltaria ou não para o X, devido à postura dos administradores da rede social. Segundo ele, enquanto sua equipe de redes “agiu rapidamente”, houve uma demora de uma hora e meia para que a conta fosse bloqueada e o hacker, impossibilitado de postar. De acordo com Janja, apenas após quatro dias foi possível entregar um relatório à Polícia Federal.

Janja também pediu que a lei seja modificada de modo a prever a responsabilização criminal das plataformas digitais.

“Não podemos permitir que cada vez mais crimes de ódio sejam cometidos contra nós, mulheres, fora e dentro do ambiente online. Não podemos permitir que as plataformas sigam lucrando em cima do ódio, coisa que tenho certeza que aconteceu no caso da invasão do meu perfil. Um hora e meia de monetização para o X”, disse.

Na última quinta-feira (14), a Polícia Federal (PF) apreendeu equipamentos na casa de um rapaz de 17 anos que mora em Sobradinho, no Distrito Federal, acusado de participar da invasão. A PF e o STF seguem investigando o caso.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!