Exploração espacial

Com subsidiária no Brasil, Virgin Orbit vai operar na base de Alcântara

A Virgin Orbit Brasil Ltda disse que, depois de cumpridas todas as formalidades, acredita que poderá fazer um primeiro lançamento a partir do Brasil em 2023

Por Renato Alves
Publicado em 28 de junho de 2022 | 08:42
 
 
 
normal

Empresa de lançamentos espaciais do bilionário britânico Richard Branson, a Virgin Orbit anunciou nesta segunda-feira (27) a abertura de uma subsidiária no Brasil e que obteve licença da Agência Espacial Brasileira (AEB) para operar na base de Alcântara, no Maranhão.

A subsidiária leva o nome de Virgin Orbit Brasil Ltda. Em comunicado, a disse que, depois de cumpridas todas as formalidades, acredita que poderá fazer um primeiro lançamento a partir do Brasil em 2023.

Por estar próxima da linha do Equador, a base de Alcântara é um dos melhores lugares do mundo para se lançar satélites em órbita da Terra.

“Estamos muito animados para trazer capacidade de lançamento orbital para o Brasil”, disse Dan Hart, CEO da Virgin Orbit. 

“Nossa pequena área de cobertura e o exclusivo sistema móvel LauncherOne nos permitem trabalhar com o país na realização de seu primeiro lançamento doméstico para a órbita da Terra, ao mesmo tempo em que acessamos uma série de inclinações orbitais a apenas dois graus ao sul do equador e sem a necessidade de nova infraestrutura permanente. Aproveitar as instalações existentes no Centro Espacial de Alcântara é importante para nós em nosso compromisso com a sustentabilidade e esforço para abrir o Space For Good. Estamos ansiosos para trabalhar juntos para assumir as próximas possibilidades”, acrescentou.

O sistema, que usa um cargueiro Boeing 747-400 customizado como plataforma de lançamento voadora e totalmente reutilizável, realizará lançamentos em Alcântara, voando centenas de quilômetros antes de lançar o foguete diretamente acima da Linha do Equador.

A expectativa é de que o sistema de lançamento da Virgin Orbit dê a Alcântara a oportunidade de se tornar um dos únicos portos espaciais continentais do mundo funcionalmente capaz de atingir qualquer inclinação orbital. 

Todo o equipamento necessário para a Virgin Orbit realizar um lançamento em órbita é totalmente transportável, desde o foguete, até os ativos terrestres que o preparam para o voo, bem como a própria aeronave. 

Essa capacidade permite que a equipe transporte todo o sistema com segurança, realize uma campanha de lançamento e retorne a uma das outras instalações da empresa sem a necessidade de qualquer outra construção além da base aérea brasileira.

O Centro de Lançamento de Alcântara já recebeu vários lançamentos de foguetes suborbitais, mas a instalação ainda não foi utilizada para atingir a órbita terrestre. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!