Investigação

Dona de avião do acidente com 14 mortos tem contratos com governos e hospitais

Com hangares em Manaus e Belém, a empresa tem frota própria e diversificada de jatos, turbo hélices e hidroavião, inclusive com aeronaves baseadas em Congonhas (SP)

Por Renato Alves
Publicado em 17 de setembro de 2023 | 16:32
 
 
 
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A empresa dona do avião envolvido no acidente que culminou na morte dos 14 ocupantes ao pousar em Barcelos (AM) tem 25 anos de atuação. Fundada em Manaus (AM) em 1998, a Manaus Aerotaxi oferece fretamento aéreo para passageiros e cargas, atendendo toda região norte do Brasil, assim como toda a América do Sul e do Norte.

Com hangares em Manaus e Belém (PA), a empresa tem frota própria e diversificada de jatos, turbo hélices e hidroavião, inclusive com aeronaves baseadas em Congonhas (SP). Além de transportar passageiros e mercadorias, ela oferece UTI aérea e serviços de manutenção de aeronaves.

“Nossa lista de clientes é diversificada e inclui grandes empresas, governos, empresas de entretenimento e hospitais. Vários de nossos negócios são realizados por meio de processos competitivos de licitação, como também através de indicações de clientes satisfeitos”, diz a empresa em apresentação no site.

No entanto, até a tarde deste domingo (17), ela não havia informado o que tem feito para assistir as famílias dos 12 passageiros e do piloto e co-piloto mortos no acidente na tarde de sábado (16).

A aeronave do modelo Embraer EMB-110 Bandeirante levava praticantes de pesca esportiva que iriam participar de uma competição. O avião saiu da capital Manaus com destino a Barcelos, conhecida pelo turismo de pesca. 

A queda aconteceu por volta das 15h (horário de Brasília), quando o avião tentava pousar no aeroporto da cidade amazonense, distante 400km de Manaus. Chovia forte no momento do acidente. Todos a bordo morreram.

O Embraer EMB-110 Bandeirante tem capacidade para 18 pessoas. Fabricado em 1991 e com dois motores turboélice, ele pertence à Manaus Aerotáxi. Com autonomia de 1700km de voo, ela atinge até 340 km/h e carrega até 1,5 ton de carga. A equipe de O TEMPO apurou que o certificado de verificação de aeronavegabilidade da aeronave vale até novembro deste ano. Ou seja, ela operava de forma regular.

Acidente em Barcelos (AM) é o maior do setor no país desde 2011 

O acidente que deixou 14 mortos em Barcelos na tarde de sábado é o maior da aviação brasileira desde 2011, quando um avião modelo Let da Noar Linhas Aéreas caiu ao se aproximar do Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes (PE) e matou as 16 pessoas a bordo. 

O TEMPO fez o levantamento com base em dados da Rede de Segurança da Aviação (ASN) da Flight Safety Foundation, organização internacional e sem fins lucrativos criada em 1947 “com o intuito de fornecer informações e recursos de segurança imparciais, independentes e especializados para a indústria aeronáutica e aeroespacial”.

FAB transporta peritos e caixões

Peritos, bombeiros e policiais civis embarcaram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) na Base Aérea de Manaus na manhã deste domingo para resgatar os corpos das 14 pessoas em Barcelos. 

O cargueiro também levou caixões para transportar os corpos. Barcelos e região não têm Instituto Médico Legal (IML) nem câmara fria para conservar corpos. No sábado, após serem retirados da aeronave acidentada, as vítimas foram levadas para o ginásio de uma escola municipal. Não houve velório no local.

A empresa dona do avião envolvido no acidente que culminou na morte dos 14 ocupantes ao pousar em Barcelos (AM) tem 25 anos de atuação. Fundada em Manaus 1998, a Manaus Aerotaxi oferece fretamento aéreo para passageiros e cargas, atendendo toda região norte do Brasil, assim como toda a América do Sul e do Norte.

Com hangares em Manaus e Belém, a empresa tem frota própria e diversificada de jatos, turbo hélices e hidroavião, inclusive com aeronaves baseadas em Congonhas (SP). Além de transportar passageiros e mercadorias, ela oferece UTI aérea e serviços de manutenção de aeronaves.

“Nossa lista de clientes é diversificada e inclui grandes empresas, governos, empresas de entretenimento e hospitais. Vários de nossos negócios são realizados por meio de processos competitivos de licitação, como também através de indicações de clientes satisfeitos”, diz a empresa em apresentação no site.

No entanto, até a tarde deste domingo (17), ela não havia informado o que tem feito para assistir as famílias dos 12 passageiros e do piloto e co-piloto mortos no acidente na tarde de sábado (16).

A aeronave do modelo Embraer EMB-110 Bandeirante levava praticantes de pesca esportiva que iriam participar de uma competição. O avião saiu da capital Manaus com destino a Barcelos, conhecida pelo turismo de pesca. 

A queda aconteceu por volta das 15h (horário de Brasília), quando o avião tentava pousar no aeroporto da cidade amazonense, distante 400km de Manaus. Chovia forte no momento do acidente. Todos a bordo morreram.

O Embraer EMB-110 Bandeirante tem capacidade para 18 pessoas. Fabricado em 1991 e com dois motores turboélice, ele pertence à Manaus Aerotáxi. Com autonomia de 1700km de voo, ela atinge até 340 km/h e carrega até 1,5 ton de carga. A equipe de O TEMPO apurou que o certificado de verificação de aeronavegabilidade da aeronave vale até novembro deste ano. Ou seja, ela operava de forma regular.

Acidente em Barcelos (AM) é o maior do setor no país desde 2011 

O acidente que deixou 14 mortos em Barcelos (AM) na tarde de sábado (16) é o maior da aviação brasileira desde 2011, quando um avião modelo Let da Noar Linhas Aéreas caiu ao se aproximar do Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes (PE) e matou as 16 pessoas a bordo. 

O TEMPO fez o levantamento com base em dados da Rede de Segurança da Aviação (ASN) da Flight Safety Foundation, organização internacional e sem fins lucrativos criada em 1947 “com o intuito de fornecer informações e recursos de segurança imparciais, independentes e especializados para a indústria aeronáutica e aeroespacial”.

FAB transporta peritos e caixões

Peritos, bombeiros e policiais civis embarcaram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) na Base Aérea de Manaus na manhã deste domingo para resgatar os corpos das 14 pessoas em Barcelos. 

O cargueiro também levou caixões para transportar os corpos. Barcelos e região não têm Instituto Médico Legal (IML) nem câmara fria para conservar corpos. No sábado, após serem retirados da aeronave acidentada, as vítimas foram levadas para o ginásio de uma escola municipal. Não houve velório no local.

 

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