TRANSIÇÃO

Forças Armadas foram ‘humilhadas’ por Bolsonaro, diz Lula

Presidente eleito diz que Bolsonaro questionou as urnas porque ‘tinha certeza que ia perder’ e devia pedir desculpas

Por Levy Guimarães
Publicado em 10 de novembro de 2022 | 12:11
 
 
 
normal

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (10), que o presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado por ele no segundo turno das eleições, deveria “pedir desculpas” após o relatório sobre as urnas eletrônicas apresentado pelas Forças Armadas, na quarta (9).

“Eu não sei se o presidente tá doente, mas ele tem obrigação de vir à televisão e pedir desculpas à sociedade brasileira e às Forças Armadas. [...] As Forças Armadas foram humilhadas apresentando um relatório que não diz nada daqulo que ele durante tanto tempo pregou”, disse o petista.

A fala foi feita em um discurso para parlamentares, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde acontecem os trabalhos da transição de governo. O encontro foi um passo inicial para Lula formar uma base no Congresso e aprovar a PEC da Transição.

No mesmo discurso, Lula, citou que tanto Bolsonaro como seus filhos foram eleitos várias vezes pelas urnas eletrônicas.  Segundo o presidente eleito, o atual mandatário sabia que iria perder as eleições.

“[Questionou as urnas] Exatamente porque ele sabia que ia perder as eleições. Ele tinha certeza que ia perder. E vocês sabem que não foi a disputa entre dois homens. Foi a disputa entre um candidato e a máquina do Estado, porque ela foi utilizada na sua totalidade”, criticou Lula.

Em outra alfinetada a Bolsonaro, Lula lembrou que irá na semana que vem à COP 27, a conferência anual das Nações Unidas para tratar das mudanças climáticas, e disse que no evento, irá conversar com mais líderes mundiais do que Bolsonaro em todo o seu governo.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!