EM DEFESA...

Lula chama mulher que abordou Dilma Rousseff em voo de 'fascista'

A ex-presidente comanda o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o Banco do Brics

Por Gabriela Oliva
Publicado em 14 de dezembro de 2023 | 21:37
 
 
 
normal

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chamou de "fascista" nesta quinta-feira (14), durante a 4ª Conferência Nacional de Juventude, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, a mulher que abordou a ex-presidente Dilma Rousseff em um voo e a questionou sobre viajar de primeira classe.

"Esses dias ela  [Dilma] vinha de primeira classe para o Brasil, e uma fascista, que estão em todo lugar, foi tentar dizer pra ela: 'hm, a senhora está andando na primeira classe?' e ela respondeu: e onde a senhora pensa que banqueiro anda?", disse Lula.

A ex-presidente foi questionada sobre viajar de primeira classe por outra passageira de uma aeronave, que então respondeu: “Sou presidente de banco, querida”. “De primeira classe…”, replicou uma passageira.“Lógico, querida. Eu sou presidente de banco, querida”, respondeu a ex-presidente.

Lula nomeou Dilma Rousseff para liderar o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), reconhecido como o Banco dos Brics. O período de gestão de Dilma à frente desta instituição financeira se estende até julho de 2025.

Os Brics consistem em uma aliança entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, sendo o banco uma peça central, agora sob a liderança de Dilma. A sede dessa instituição está localizada em Xangai, na China.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!