ITÁLIA

Lula ignora pergunta de jornal italiano sobre extradição de Cesare Battisti

Primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, já usou o episódio para criticar Lula

Por O TEMPO Brasilia
Publicado em 21 de junho de 2023 | 14:12
 
 
 
normal

Em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ignorou pergunta sobre ter negado, em 2009, a extradição de Cesare Battisti, que foi acusado de terrorismo no país europeu e condenado por quatro assassinatos ocorridos no final da década de 1970, na Itália.  

A decisão do petista, que ocorreu há 14 anos, já foi alvo de críticas da atual primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, que pertence a um partido de extrema-direita.  

Em resposta ao jornal italiano, o presidente Lula deixou de lado o caso Battisti para tratar da sua relação com Meloni.  

“Espero conhecê-la melhor hoje e que os encontros que faremos reforcem a relação entre nossos países, que sempre foi tão forte. Somos o segundo país com mais italianos e descendentes do mundo, atrás apenas da própria Itália. Temos 30 milhões de descendentes italianos no país. Eu tenho uma relação excelente com o movimento sindical daqui, com os intelectuais, as empresas. E certamente teremos uma relação muito produtiva com as autoridades italianas, porque a relação econômica entre os dois países está aquém do seu potencial e precisamos trabalhar muito para ter uma relação bilateral à altura do tamanho das nossas economias”, disse. 

A entrevista foi publicada na edição impressa e no portal do Corriere della Sera desta quarta-feira (21), mesmo dia que o mandatário brasileiro se encontrou com a primeira-ministra italiana.  

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!