Governo

Lula participa de cerimônia do Dia do Exército no QG do acampamento bolsonarista

A participação no evento é vista como mais um ato na tentativa de reaproximação do petista com os militares, que vem sendo comandada pelo ministro da Defesa

Por Renato Alves
Publicado em 19 de abril de 2023 | 08:46
 
 
 
normal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia do Dia do Exército, na manhã desta quarta-feira (19), no Quartel General do Exército, em Brasília. Além de se encontrar com o alto comando da força, ele vai assistir a um desfile de militares e blindados, além de demonstração de aeronaves de defesa e ataque. 

O local do evento é o mesmo onde apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro ficaram acampados desde a vitória de Lula nas urnas até 8 de janeiro, quando se deslocaram para a Esplanada dos Ministérios e invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes no intuito de derrubar o presidente recém-empossado por meio de uma intervenção militar.

Oficiais do Exército são investigados pela Polícia Federal por suposta omissão, conivência e até participação direta nos eventos bolsonaristas contra o sistema eleitoral brasileiro, que culminaram nos violentos episódios de 12 de dezembro – quando tentaram invadir a sede da Polícia Federal –, da véspera de Natal – quando colocaram uma bomba sob um caminhã de combustível perto do aeroporto de Brasília – e de 8 de janeiro.

Logo após o 8 de janeiro, Lula mandou demitir dezenas de militares lotados na Presidência da República, por causa da desconfiança com o envolvimento nos atos criminosos. Todos haviam sido nomeado na gestão Bolsonaro.

A participação na cerimônia desta quarta é vista como mais um ato de Lula na tentativa de reaproximação do petista com os militares, que vem sendo comandada pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. 

Desde o início do seu terceiro mandato, Lula participou de diversos eventos com militares. No fim de março, ele cumprimentou 56 oficiais-generais das Forças Armadas em uma cerimônia no Palácio do Planalto. No mesmo mês, foi ao Complexo Naval de Itaguaí, no litoral do Rio de Janeiro, para acompanhar os avanços do Programa de Desenvolvimento de Submarinos.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!