TAXA DE JUROS

Lula recria ‘Conselhão’ e ataca presidente do BC: ‘não concordo com você não'

A declaração ocorreu durante cerimônia de assinatura que recriou o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), que possui 240 integrantes

Por Manuel Marçal
Publicado em 04 de maio de 2023 | 12:07
 
 
 
normal

Em mais uma investida contra o Banco Central e atual taxa de juros fixada em 13,75%, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a atacar, nesta quinta-feira (4), o presidente da autoridade monetária ao dizer “como se um único homem sozinho pudesse saber mais que a cabeça de 215 milhões de habitantes”.

A declaração ocorreu durante cerimônia de assinatura que  recriou o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), em que foram empossadas 240 membros, entre empresários, banqueiros, lideranças indígenas, de movimentos sociais, entre outros. 

“Não adianta comprar uma coisa de juros zero e não poder pagar a prestação. Eu não estou dizendo isso, Roberto Campos (Neto, presidente do Banco Central), porque concordo com você não”, disse. “Todo mundo sabe que esse conselho pode até discutir taxa de juros, se quiser”, disse Lula. .

A crítica faz parte dos embates que perduram há meses entre o governo federal e o Banco Central, sob comando de Roberto Campos Neto.

“Engraçado, é muito engraçado o que se pensa neste país. Todo mundo pode falar de tudo, só não pode falar de juros. Ninguém fala de juros, como se um homem sozinho pudesse saber mais que a cabeça de 215 milhões de habitantes”, criticou.

 

(em atualização)

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!