Política externa

Lula se reunirá com Fernández para discutir crédito ao país e crise econômica

O encontro entre o mandatário brasileiro e o presidente argentino ocorrerá nesta terça-feira (2), no Palácio da Alvorada, em Brasília

Por Gabriela Oliva
Publicado em 01 de maio de 2023 | 16:25
 
 
 
normal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrará com o líder argentino Alberto Fernández nesta terça-feira (02), no Palácio da Alvorada, residência oficial do mandatário. A expectativa é que o petista proponha um modelo financiamento às empresas brasileiras que vendem para o país. Na sequência, os dois terão um jantar. A informação foi confirmada pela reportagem de O TEMPO com a Secretaria de Comunicação Social (Secom).

A visita de Fernández ao Brasil ocorre durante a crise econômica e financeira na Argentina, que levou ao país a um desequilíbrio fiscal, com perda do poder de compra da população e desvalorização do peso argentino.

Na última quinta-feira (27), Lula e o presidente argentino selaram o encontro, por meio de uma chamada de vídeo. Segundo o mandatário brasileiro, eles também discutiram sobre a União de Nações Sul-Americanas (Unasul), grupo o qual o Brasil voltou a integrar em abril.

Em sua primeira viagem internacional do terceiro mandato, Lula foi à Argentina e ao Uruguai, onde participou agendas dos dias 22 a 25 de janeiro. 

Durante sua passagem pela Argentina, Lula teve reunião bilateral com Alberto Fernández, participou da 7ª cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e cumprimentou representantes das Mães e Avós da Praça de Maio.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!