Energia

Ministério da Justiça pede para PF investigar apagão no DF e 25 estados

É prudente uma análise mais ampla, inclusive quanto à possibilidade de atos ilícitos, disse Flávio Dino sobre queda de energia em todo o país

Por Renato Alves
Publicado em 16 de agosto de 2023 | 14:53
 
 
 
normal

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse nesta quarta-feira (16) que pediu à Polícia Federal para investigar o apagão que atingiu o Distrito Federal e 25 estados na terça (15).

“Enviei na manhã de hoje (quarta) para a Polícia Federal o pedido do ministro Alexandre Silveira, relativo à investigação policial sobre a anômala interrupção de energia ocorrida ontem (terça)”, escreveu Dino no antigo Twitter.

Ele acrescentou que não está descartada a hipótese de crime. “A providência é necessária em face da ausência de elementos técnicos, até o momento, que expliquem o que ocorreu. Assim, é prudente uma análise mais ampla, inclusive quanto à possibilidade de atos ilícitos”, completou.

Mais cedo, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, atribuiu a um “erro técnico” o apagão de terça, que afetou um terço dos consumidores brasileiros – cerca de 29 milhões de pessoas. “Foi erro técnico, falha técnica. Precisa identificar o que foi que aconteceu, e espero que o mais rápido possível nós consigamos dizer à sociedade”, disse nesta quarta, em entrevista no programa "Bom Dia, Ministro", da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

De acordo com ele, o Brasil tem sobra na capacidade de abastecimento energético. “Não há razão para este apagão. A gente viveu alguns apagões no Brasil em períodos onde nós tínhamos crise de geração de energia, ou seja, reservatórios de água estavam em baixa. Você tinha mais demanda do que oferta, o que levava ao colapso no sistema”, afirmou.

“Não é esse o caso no momento. Nós estamos com sobra de energia. Os reservatórios estão todos cheios, nós temos um parque eólico e solar gerando muita energia. Não há razão nem de oferta nem de demanda”, garantiu Rui Costa.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!